No terceiro ano de vida, seu filho está desenvolvendo mais intensamente suas habilidades sociais e aperfeiçoando sua forma de comunicação com adultos e outras crianças. Ele já corre, pedala, joga bola, explora os ambientes de forma muito mais intensa. É importante proporcionar atividades ligadas ao movimento, com brincadeiras ao ar livre e exploração do ambiente. Nessa idade elas progridem nos trabalhos artísticos, utilizando massa de modelar, tintas e pincéis, giz de cera, canetas coloridas e papel. Outras atividades que não podem faltar: música, leitura de histórias, cantigas e atividades que explorem o interesse pelo meio ambiente (animais, plantas, pessoas e suas obras).

Se seu filho ainda não largou as fraldas, deve ser incentivado com mais ênfase o uso do banheiro, tendo sempre todos os cuidados com a higiene. Se estimulado, ele vai adquirindo habilidades para se vestir, usar o banheiro, para se alimentar e até tomar banho.

A alimentação é importante e deve ser variada, equilibrada e oferecida como parte das atividades de educação nutricional. Também na alimentação deve ser incentivada a autonomia da criança.

 

Brincadeiras ao ar livre

Se seu filho já estiver na creche, é importante verificar a qualidade do atendimento. Veja se são oferecidas atividades complementares às ações da família, visando ao desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança.

Os ambientes devem ser arejados, bem iluminados, higiênicos, seguros e adequados ao estímulo das crianças. Além dos brinquedos variados como bonecas, carros, bichos, é importante ter jogos como quebra-cabeças, jogos de relações de imagens e muito trabalho musical e de contação de histórias, para aperfeiçoar a oralidade. As brincadeiras ao ar livre são essenciais, sempre com muita supervisão por um adulto.

Assim como a sua casa, a creche tem que ser um ambiente seguro. Certifique-se que as escadas estejam protegidas com portões e as janelas com grades ou telas. Se tiver piscina, que tenha acesso restrito, com portão trancado a chave. Também deve ser evitado o acesso de crianças a certas dependências como a cozinha e depósito de produtos de limpeza. Verifique se as tomadas elétricas estão protegidas ou fora do alcance das crianças.

Não leve seu filho doente para a creche sem antes consultar o pediatra. Se ele estiver sendo medicado, prefira administrar os remédios em casa. Se for necessário dar alguma dose na creche, oriente a responsável pela criança e leve junto a receita médica e a bula do medicamento. Mantenha as vacinas em dia e sempre que seu filho receber uma dose, informe à creche para que eles acompanhem a reação do bebê. Lembre-se da dose anual da vacina contra a gripe (Influenza).

Leave a comment

Filtered HTML

  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.